Pesquise No Blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Respeito – Valores

Onde perdemos nossos valores e respeito? Saindo um pouco do tema guerra para não tornar o blog monótono pergunto, onde esquecemos a educação e os valores ensinados? Se é que foram ensinados?
Bom digo por mim que eu ainda mantenho meus valores e respeito, mas como trabalho em um prédio empresarial, onde mais de 500 pessoas pegam todos os dias os elevadores comigo, pude observar que de 10 que entra em um elevador, quando falo bom dia, ou boa tarde, ou bom fim de semana, 1 ou 0 responde!
Sabe, acho que isso é cultural, parte do principio de educação dada em casa e a cultura que a pessoa vive, no meu caso, as pessoas que não respondem de volta um simples bom dia e pude analisar que é cultural, que parte do principio “já que não conheço não comprimento também.”
Enfim são bases para uma boa relação em qualquer lugar, mas tabus como esse de você conversar com alguém que você não conhece até mesmo na fila do banco, ou seja, onde for ainda não foram quebrados e deixa a situação mais complexa uma vez que se você não estreitar seus laços mais afetivos e evoluir como ser humano, como depois o homem ou mulher (animal) quer constituir uma família?
Se um ser humano normal não se da o trabalho de retribuir a educação oferecida; como as pessoas pensam em conhecer alguém para um dia ter uma família e se estabelecer na sociedade? Sabe até agora fico rodando e não achei a lógica disso ainda!
Imagina, se uma pessoa que não te responde um bom dia pelo simples fato de não te conhecer, quando essa pessoa um dia vier a te conhecer o que ela fará? Vai Cagar na sua cabeça? Desculpas, sei que o termo é pesado, e não apropriado de usar, ainda mais palavrão que demonstra mais revolta do que uma reflexão, mas meus amigos do blog acredite eu ando refletindo nisso a meses.
E sabe o que mais me incomoda? É que as mesmas pessoas que não me falam bom dia pessoalmente, tem a capacidade de me adicionar num site de relacionamento como Orkut e me desejar feliz natal e feliz ano novo. É o fim mesmo!
Pelo site as pessoas desejam “ que você tenha uma ótima semana “ nossa que evolução em? Pelo menos sei que virtualmente ainda rola uma educação.
Porem o olho no olho o cara a cara que mostra o caráter da pessoa fica escondido atrás de mascaras,pois não demonstra a verdadeira educação,índole, e respeito pelo próximo!
Vou citar um exemplo simples de respeito que me revolta quando vejo, na cidade onde moro existem muitos moradores de rua, e muitas pessoas elitizadas, outro dia eu em meu carro meio “mano” estava chegando ao semáforo, quando notei que em minha frente existia uma BMW ou coisa do tipo, um desses carros top, mas percebi claramente que quando o flanela que limpava o vidro do carro se aproximou imediatamente o motorista fechou o vidro na cara do flanela, ou seja só ajudou a esse morador de rua a se certificar que ele é mesmo um sub-humano, mas assim como o outro na Mercedes ou BMW sei lá ambos sangram, e quando eu cheguei com meu carro no sinal, eu estava com o vidro fechado e abri para conversar com o flanela e dei alguns reais que eu e meu irmão tinha naquele momento.
Acho que atitudes como essa do cara do carrão só reforça a idéia de desrespeito, ajuda a incentivar a violência pois a pessoa desprezadas vai se sentir humilhada e ajuda a formar sub-pessoas mesmo! Eu não acredito em sub-humanos, mas enfim ouvi de varias classes esse termo que me chateia, e resolvi postar para que vocês tente imaginar um pouco como é ser tratado ou carimbado com sub-humano! Aqui nessa porcaria de cidade, chamar pessoas pobres de sub-humanas é cultural e segundo estudas da elite, psicólogos, diz que é o termo correto para se dirigir a um ser menos favorecido financeiramente que você.
Minha Opinião? Eu tenho amigos(negros também é nome bonito que deram para determinar raças a sociedade, que isso me indigna, pois sou contra raça branca, negra, parda, sou a favor de uma só raça, a raça humana, mas não separar ser humano por cor) pretos,brancos,católicos, evangélicos,mulçumanos,espírita, enfim, pobre, classe “media”, ricos, e não vejo as coisas assim, acredito que todos somos merecedores de respeito porque qualquer religião cita um DEUS maior que julga o homem e esse nos deu o direito do respeito
Eu não acredito na idéia de sub-pessoas eu acredito na idéia de que existe falta de educação mesmo, não importa se você se veste de terno e gravata ou esta na rua enrolado num cobertor velho de frio, ambos merecem dignidade e respeito por parte de uma sociedade fascista e falsa moralista que diz tão evoluída e ainda pratica tais perversidades contra os menos favorecidos. Vejo o homem como um circulo que ao atingir seu topo quando descobriu a cura para grandes doenças agora regride em seu estagio, maltratando seu próximo.
A quer mesmo saber? Fui para mim chega! Eu vou fazer minha parte. Não foi isso que minha mãe do blog ventos e vendavais me ensinou, mãe você é uma rainha!
Graças a DEUS não faço parte a essa cambada de preconceituosos, perversos, falsos, e sem escrúpulo que maltrata seu próximo esquecendo assim qualquer base familiar ou religiosa ou cultural.
Sou mais eu, mas não mais que ninguém!! Acho que entenderam né..?

4 comentários:

MARU disse...

Querido amigo.
Estamos viviendo una época de cambio social, no tengo ninguna duda.
Y la educación es una de sus vertientes.
Ahora que los padres trabajan ambos, (no es una crítica es una constatación) en manos de quiénes se está dejando la educación de los niños?

Esas personas o lugares, están capacitados para hacerlo o son simplemente un garaje para niños?


Los niños sabemos que actúan por mimetismo...Somos un ejemplo a seguir?

Hay algo más valioso pata tener y ser responsable que la vida y el futuro de un niño????

Verdad que son muchas preguntas para que, con la mano en el pecho, contestemos la verdad?
O...no nos interesa?

Preferimos mirar para otro lado....



Caro amigo.
Estamos vivendo um momento de mudança social, não tenho dúvidas.
E a educação é um dos seus aspectos.
Agora que ambos os pais trabalham (não é uma crítica é uma afirmação) nas mãos de quem estamos deixando a educação dos filhos?

Essas pessoas ou lugares, são treinados para fazer ou simplemente são uma garagem para as crianças?

As crianças sabem que agem por imitação ... Somos um modelo
apropiado?

Há algo mais valioso que ser responsável para que toda a vida do futuro de uma criança?

Säo demais perguntas, mas com a mão sobre o peito, nós respondemos a verdade?

Ou .. não estamos interessados?

Nós preferimos olhar para outro lado?.


Concordo con tuo o que você disse, amgio.
Um abraço

Unknown disse...

Bom dia;entendo sua revolta ..pois é realmente preocupante a forma como as pessoas estão vendo umas as outras.Já vi fatos horriveis de preconceito contra os menos favorecidos;tambem me revolta o fato de serem vistos como marginais apenas por não estarem bem vestidos,ou não usarem um tenis caro..é incrivel a capacidade do Ser dito Humano de ignorar a seu próximo.O nosso Pais esta carente de educação e respeito,infelizmente.Mas vamos continuar fazedo nossa parte e devagarinho vamos conseguir a atençao de todos.um abraço,e um ótimo fim de semana

Whispers disse...

Ola,
Concordo com voce, e por isso mesmo venho lhe deixar um hello e mil beijos
Rachel

Sônia Pachelle disse...

Ricardo,

"Ama o seu próximo como a si mesmo", respeita, ajuda, isso é o que DEUS quer, e eu contei a voce desde que era um garotinho.

Voce seguiu direitinho as nossas orientações, minha e do seu pai, que já se foi, mas está com DEUS; era um grande ser humano.

mãe, sonia, beijos.